home Direito e cidadania, Eleicoes, Noticias, Policia, Política AGRO FORTUNA NO SALVATTI – Mais empresas ligadas a Darío Messer aparecem

AGRO FORTUNA NO SALVATTI – Mais empresas ligadas a Darío Messer aparecem

Pelo menos uma dúzia de outras empresas estaria ligada a Darío Messer, “amigo da alma” do presidente Horacio Cartes. O paraguaio nacional brasileiro é acusado de ser o chefe de uma organização criminosa que se dedicava à lavagem de milhões de dinheiro sujo no Brasil e no Paraguai. Juntamente com seu filho, seu administrador e seu parceiro de negócios (e primo de Cartes), todos eles são fugitivos e têm mandados de prisão.

De gado a farmacêuticos, de empréstimos em dinheiro à venda de comida de sushi no exclusivo Paraná Country Club de Hernandarias. O espectro de empresas listadas em nome de parceiros do brasileiro Darío Messer é bastante amplo.

Newton Rodrigo Maran Salvatti é um homem chave no esquema de negócios que Darío Messer criou no Paraguai. brasileiro radicado em Foz do Iguaçu é o parceiro de “amigo do peito” do presidente Cartes para a compra de Matrix Realty, uma das empresas que “doleiro” montavam em nosso país. -e outra mais- este negócio teria sido usado, de acordo com a justiça do Brasil, para lavar cerca de 100 milhões de dólares em propinas e subornos pagos ao ex-carioca governador Sérgio Cabral (prisão, com sentenças que chegam a 100 anos).

A ABC Color tentou acessar a versão de Newton Rodrigo Maran Salvatti sobre suas ligações comerciais com Darío Messer. Nossa equipe ligou um total de 19 vezes para o seu celular desde a última sexta-feira. Em uma das oportunidades, uma mulher que disse ser uma oficial brasileira atendeu o celular e disse que mandariam a mensagem para ela, então ela não compareceu novamente.

Também chamamos os telefones fixos de suas empresas várias vezes. No escritório da Pohã Renda, farmácia de propriedade de Maran Salvatti, disseram que não o conheciam e que apenas um de seus parentes, chamado Adelar João, passou.

Um pequeno sushi

Mas a Matrix Realty está longe de ser a única empresa ligada a Maran Salvatti. Dados que tiveram acesso ABC Color revelam que o parceiro comercial “cambista de todos os moneychangers” tem pelo menos meia dúzia de mais empresas e tais itens variados que vão do gado para cozinha oriental.

A Agro Fortuna SA é a primeira das várias empresas que aparece ligada a Newton Maran Salvatti, que aparece como diretor presidente. A empresa dedica-se à exploração agrícola, pecuária e fruticultura. Além disso Darío parceiro Messer surgem associados à empresa Piney Corporation SA, também de propriedade da família do empresário brasileiro, e vários de seus parentes como Ivanilde Maran Salvatti, Isabel Cristina Maran Salvatti, Santo Salvatti e Anderson De Lima. Este último também aparece em várias das assinaturas.

A empresa foi criada na década de 90 com o nome de Agropecuaria Fortuna SRL e tinha um capital subscrito de G. 50 milhões. No entanto, na última década, teve um crescimento exponencial para atingir uma capital de G. 11,260 milhões.

Outra empresa ligada à Salvan Maratti é a Agro KLM SA, onde ele aparece como vice-presidente. Outro brasileiro, Odair Galina, é o presidente da empresa e Roberta Lourenco Curvello, esposa de Newton, é a diretora titular. Os dois últimos aparecem também em várias empresas mais ligadas à família de Maran Salvatti. De acordo com os documentos constitucionais, a empresa foi criada no final de 2008 e tem como objetivo a produção e industrialização agrícola, além de conceder empréstimos com ou sem garantia, hipoteca ou qualquer outro tipo de garantia.

Precisamente, esses empréstimos são a especialidade de Messer e uma das maneiras que ele usou para lavar o dinheiro que recebia ilegalmente em – e de – seu país de origem.

Newton Maran Salvatti é também presidente da Ausland SA, onde ele aparece com Christine María Ramos Giannini Langowski e Gustavo Ribeiro Langowski. A empresa foi adquirida em 1 de Dezembro de 2012 para advogados Alcides Cáceres Duarte e Ricardo Schneider, quem tinha vendido Dario Messer várias empresas que são identificados como parte de seu esquema de lavagem, como Matrix Realty SA, Gramonte SA

Os mesmos advogados também tinha vendido a empresa Pegasus Investimento fugitivos Messer Dan Wolf (filho de Dario) e Juan Pablo Jimenez Viveros (sobrinho do presidente Cartes).

Ausland declarou um aumento de capital em agosto de 2014, um ano depois de Maran Salvatti e Darío Messer terem comprado a Matrix Realty.

2012, um ano de sucesso

Cáceres Duarte e Schneider também venderam o Paraguai Land SA para Maran Salvatti. A empresa diz se dedicar ao negócio agrícola, industrial, comercial, de serviços, imobiliário e transporte. Há Newton aparece como sócio de sua esposa, Roberta Lourenco Curvello, de Odair Galina, e do cidadão oriental Tang En Lin, ligado a vários casos polêmicos no leste do país.

Em 2011, a Messer abriu sua primeira empresa no Paraguai, a Chai SA. Os documentos revelam que no ano seguinte, 2012, foi um ano muito bom para os negócios de Newton Maran Salvatti. Naquele ano, junto com Adelar João Salvatti e Jacson Francisco Scalco, formou a empresa Pohã Renda SRL, uma farmácia que opera em Ciudad del Este.

Em novembro de 2012, Maran Salvatti e Odair Galina adquiriram o Grupo Page SRL, empresa dedicada à importação de produtos gastronômicos.

A esposa de Galina e Newton, Roberta Lourenço Curvello, também aparece ligada à empresa Costa Sur Inversiones SA. A empresa é completada por Walter Luiz Fonseca Curvello Filho. Como grande parte das empresas ligadas ao Maran Salvatti, isso também foi adquirida a empresa de Cáceres Duarte e Schneider, cujo escritório foi invadido em Hohenau sob investigação ligações paraguaios caso Lava Jato.

Em junho de 2013, quando Horacio Cartes já era presidente eleito do Paraguai, Maran Salvatti e Darío Messer formaram oficialmente a Matrix Realty SA com um capital de US $ 25 bilhões. O sobrinho do presidente, Juan Pablo Jiménez Viveros, completou a parceria.

Dois anos depois, em 2015, a irmã de Newton, Isabel Cristina Maran Salvatti utilizado a empresa Inversiones Centenario SA, para adquirir outra empresa na área gastronômica chamada JR2 SA. Seus sócios incluem Nilton Pedro Rafagnin, Ramón Dario Villalba González, Francisco Souza De Lima e Jair David Vieira.

Souza Lima e Vieira também aparecem como proprietários de Origami, um restaurante de sushi que funciona no interior do Paraná Country Club, o mesmo lugar onde viveu tranquilamente durante anos Dario Messer, sob a proteção política de seu “irmão de alma” , o próprio presidente Horacio Cartes.

Dados do Brasil indicam que entre as muitas empresas usadas pela Messer para lavar dinheiro estavam inúmeros restaurantes de sushi localizados principalmente na região do Rio de Janeiro.

No Brasil Newton Rodrigo Maran Salvatti é dono da Danithi em Foz do Iguacu em sociedade com  Santo SalvattiAgro Fortuna Sociedad AnonimaIsabel Cristina Maran Salvatti RafagninDalton Roberto Maran SalvattiIvanilde Maran Salvatti.

Fonte: ABC PY

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *